Novidades

[Report] Budapeste 2018

Bruxinha viajante

Membro Ativo
É a primeira vez que faço um report, e este Portal tem-me ajudado tanto nas minhas aventuras que achei que também devia contribuir e, uma vez que não há muitos sobre Budapeste, achei a oportunidade perfeita para a minha estreia (há poucos mas bons e foi neles que tirei as minhas dúvidas e defini o meu roteiro, por isso, desde já, o meu agradecimento ao @Paulo Leite e à @Cristina Sousa pelas dicas!!)

As férias estavam a aproximar-se e, depois de ter simulado vários destinos com valores exorbitantes para as nossas datas, eis que, por razões profissionais, o esposo teve de remarcar as férias dele (eu tenho flexibilidade mas as dele têm de ser marcadas em Dezembro para o ano seguinte e é muito difícil alterar posteriormente). Com esta "janela de oportunidade" comecei a simular para Budapeste em várias datas pois era uma cidade que há algum tempo andava debaixo de olho.

Comecei por ver vôos directos, mas a única companhia low cost que o faz a partir de Lisboa, é a Wizz Air e o vôo para o destino chegava às 00h30, o que me iria obrigar a contratar um transfer noturno e escolher um hotel com recepção aberta 24h. Ora, tudo isto iria acrescer uns bons €uros à escapadinha... A solução encontrada foi fazer escala de 2 horas em Bruxelas, saindo de Lisboa às 12h em vôo Ryanair e chegando a Budapeste ás 19h (também via Ryanair). A juntar a isto, a Wizz Air também fez uma promoção flash em que o voo de regresso ficava mais em conta. Estavam reunidas as condições para ir em frente :cool:

Dia 1

O vôo da Ryanair saiu de Lisboa com cerca de 50 minutos de atraso, o que me fez logo "suar", uma vez que a escala em Bruxelas era de 2 horas e não conhecia o aeroporto. Chegada, recolha da mala (devido à nova política de bagagem da Ryanair, todos os troleys vão para o porão caso não se adquira o prioritário - foi o meu caso), tempo ainda para um café e novo embarque - o aeroporto Charleroi é bem pequeno, sendo que as chegadas e as partidas distam apenas alguns passos entre si.


Chegados ao aeroporto de Budapeste, dirigimo-nos logo ao balcão de informações e dali reencaminhados para outro balcão, para comprar o bilhete combinado (autocarro + metro) até à estação Keleti Pályaudvar, onde se situava o apartamento que alugamos através do Airbnb. O bilhete custou 530HUF/pessoa, cerca de 1,75 €. Saindo do terminal 1 (chegadas), a paragem do autocarro 200E que faz o percurso aeroporto - estação Kobánya-Kispest é logo do lado direito. Os autocarros passam com uma frequência de cerca 8-10 minutos. Foi-nos informado que, devido a trabalhos na linha M3 (azul) do metro, onde fica a estação Kobánya-Kispest , esta encontrava-se encerrada a partir das 20h30, período a partir do qual os autocarros de substituição fariam o mesmo percurso e estações.

Apanhamos o autocarro e, em cerca de 20 minutos, chegávamos à estação. Procuramos a nossa paragem e esperamos... esperamos... e não aparecia nenhum autocarro... até que finalmente um autocarro parou, o motorista disse alguma coisa e toda a gente começou a correr para dentro da estação. Perguntamos a uma rapariga e ela disse que tínhamos de apanhar o metro. Mas... supostamente o metro estava parado... Ok, fomos também nós para a estação e, logo à entrada, perguntamos aos fiscais que confirmaram que o metro se encontrava em funcionamento. Isto para alertar o seguinte: o que aconteceu foi que, realmente a linha M3 do metro encerra durante a noite aos fins de semana e, como o dia da nossa chegada era um feriado importante na Hungria, a senhora que vendeu os bilhetes deve ter pensado (mal!!) que a linha também estaria fechada naquele dia. Conclusão, ficamos, nós e outras pessoas, cerca de 30 minutos à espera de nada...

(paragem do autocarro noturno de substituição do metro)

Chegados à estação de destino, foi descobrir onde se situava o apartamento, deixar as malas e procurar algum sítio onde comer que a fome já apertava.

Como disse, aluguei o apartamento através do Airbnb, foi a primeira vez e fiquei bastante satisfeita. O anfitrião foi super simpático e mostrou-se sempre disponível. Em Budapeste, ficar num apartamento básico fica muito barato (20/30€ por noite).

A rua onde ficamos foi uma excelente escolha: uma avenida grande, com imenso comércio, supermercado, farmácia, casas de câmbio (onde, aliás, conseguimos o melhor câmbio da cidade), imensos restaurantes, na maioria fast-food e, principalmente, a uma curta caminhada da estação de metro onde passavam 2 linhas.

Depois do jantar, hora de descansar porque se avizinhavam dias duros...


Dia 2

Tomado o pequeno almoço numa das cafetarias próximas do apartamento, siga à descoberta!


Compramos na estação um conjunto de 10 bilhetes para o metro por 3000HUF, com 1 de oferta. Seguimos para o primeiro ponto do roteiro: grande Sinagoga.

As condições meteorológicas nos 2 primeiro dias condicionaram-nos bastante o passeio, pois estava sempre a chover. Levamos umas capas para a chuva mas mesmo assim não evitou que chegássemos a casa todos molhados :mad: assim, chegados à Sinagoga, estava uma fila enorme para a bilheteira e não nos apeteceu ir... Demos a volta, contornando o edifício, e ainda conseguimos espreitar lá para dentro:


Seguimos em frente pela avenida e fomos ter à Praça Erzsébet:


Um pouco mais à frente e avistamos de imediato a cúpula da Basílica de Santo Estêvão. A entrada é gratuita e apenas paga se quiser subir à cúpula, quer seja de escadas, ou elevador, o preço é o mesmo.
 
Última edição por um moderador:

Bruxinha viajante

Membro Ativo

Caminhamos em direcção à Ópera que se encontrava fechada e demos de caras com o desfile comemorativo do feriado do dia anterior (Festa Nacional), em que as pessoas iam numa espécie de procissão segurando metros intermináveis de um pano com as cores da bandeira húngara.



Como a barriga já dava horas, resolvemos seguir as dicas do Tripadvisor e, numa ruazinha por trás do edifício da Ópera, encontramos o 9Bar, onde confortamos os nossos estômagos com estas delícias :


Seguimos em direcção à Szabadság tér (Praça da Liberdade), onde encontramos um dos muitos memoriais aos Judeus espalhados pela cidade:


E rumo ao Parlamento, porque sem o ter visto ainda, nem parecia que estava em Budapeste! :cool:

 
Última edição:

Bruxinha viajante

Membro Ativo

"Passeio" (se é que se pode chamar assim, pois a chuva continuava) na marginal e encontramos o memorial "Shoes on the Danube":


E o primeiro deslumbre sobre a ponte Széchenyi Lánchíd:


Atravessamo-la e, sempre pelas margens do rio, desta vez do lado Buda, fomos encontrando mais locais de interesse:

Como já passava e bem da hora de almoço, apanhamos o metro em direcção a Oktogon para encher a barriguinha com mais umas delícias


Nessa zona passa a linha de metro M1, a mais antiga da Europa, pelo que decidimos fazer uma viagem para conhecer as estações. Bastava-nos ter visto uma ou duas, porque são todas iguais...

Já deviam ser umas 16/17h quando decidimos voltar ao apartamento. A chuva não dava tréguas e o cansaço também já começava a ser grande.

Por volta das 20h saímos para jantar, e estava decidido que a próxima iguaria a experimentar seria o Goulash! Outra grande escolha através do Tripadvisor que superou as expectativas: restaurante Paprika.

 
Última edição:

Bruxinha viajante

Membro Ativo
A chuva finalmente tinha parado e como já tínhamos reposto as energias, decidimos andar em direcção à Praça dos Heróis:


uma espreitadela sobre o castelo Vajdahunyad:


e depois apanhar o metro até ao rio para ver a cidade à noite. Se Budapeste é linda durante o dia e mesmo com chuva... à noite é mágica!!! De uma beleza única, as luzes dançam no Danúbio...


Percorrendo a margem (desta vez ainda do lado Peste), encontramos várias estátuas e outras relíquias:


Atravessando para o lado Buda:

 
Última edição:

Bruxinha viajante

Membro Ativo
(Dia 3)

Hoje era dia de visita ao Parlamento. Compramos com antecedência no site www.jegymester.hu, seguindo uma dica dada aqui no Portal. O preço que paguei foi exactamente o mesmo que estava no local e assim não arrisquei que esgotasse (há visitas em várias línguas, mas não há em português, por isso optamos por fazer a visita com guia espanhola).


Saímos do Parlamento em direcção à Ponte Margaret, desviando para uma curta visita apenas à entrada da ilha Margaret e seguimos, pelo lado Buda, sempre pela margem do rio.


O próximo destino era o Bastião dos Pescadores, igreja Mathyas (logo ao lado – entrada paga de, salvo erro, cerca de 10 € por pessoa) e percorrer as ruelas em direcção ao Castelo de Buda:


Como a chuva teimava em não dar tréguas e as pernas já acusavam algum cansaço, resolvemos almoçar e recolher ao apartamento para descansar um pouco.
 
Última edição:

Bruxinha viajante

Membro Ativo
Ao cair da tarde decidimos ir ao famoso New York Cafe beber um capuccino e um chocolatino. Entramos e aguardamos na fila uns 10-15 minutos até nos chamarem. Foi o sítio mais caro onde estivemos, pagamos cerca de 25€ por estas duas bebidas (para além do preço que vem na ementa eles cobram uma “taxa de serviço” que deve ter rondado os 5€), mas valeu a pena pela experiência e, claro, pelas belíssimas fotos que tiramos :p


Vagueando mais um pouco pela cidade, procuramos o Szimpla Bar, um dos bares mais famosos de Budapeste, característico de um conceito muito popular daquela zona ou, digamos, muito alternativo...


Mesmo ao lado do bar existe uma rua com algumas roulotes de street food onde acabamos por jantar, a Karavan. Desde os famosos Kürtskalács, passando pelas Langos, Goulash, Kolbice, a dificuldade foi conseguir escolher entre tanta iguaria :p

 
Última edição:

Bruxinha viajante

Membro Ativo
Ainda houve tempo para dar um pulinho ao Ice Bar Budapest que não é nada de mais, apenas um mini bar onde faz imenso frio e as esculturas nem sequer eram de gelo, mas sim de plástico... Pagamos 10€ por pessoa, com direito a uma bebida.


A caminho de casa começou a nevar e eu parecia uma criança, pois foi a primeira vez que vi nevar a sério!! :oops:

(Dia 4)

Último dia em Budapeste, tínhamos de sair da cidade logo depois do almoço, uma vez que o vôo de regresso era ás 16h. O dono do apartamento foi super amável e deixou-nos decidir qual a hora que nos dava mais jeito sair, pelo que ainda conseguimos aproveitar um pouco da cidade de manhã e voltar ao apartamento por volta das 12h00 para buscar as malas.

Assim que metemos os pés fora da porta para o último passeio, fomos presenteados com este magnífico espectáculo :eek:


Como era Domingo e estava quase tudo fechado, andamos imenso tempo à procura de um sítio para tomar o pequeno almoço. Finalmente encontramos um café aberto, muito despercebido, no início da Rua Andrassy, que deu para reconfortar o estômago:


Voltamos à Praça Millennium, seguimos em direcção ao Castelo de Vajdahunyad, passeamos pelos jardins do castelo, completamente cobertos de neve e, o último passeio antes de regressar ao apartamento, como não podia deixar de ser, as Termas de Széchenyi. Não fizemos visita e muito menos nos aventuramos num mergulho pois o tempo já estava muito curto, mas deu para ter uma ideia:


Era hora de regressar, fomos buscar as malas ao apartamento e seguimos para a estação do metro, onde apanhamos a linha verde do metro até à estação Kálvin-tér e depois na linha azul até ao final (Kobánya-Kispest) para apanhar o autocarro 200E até ao aeroporto.


Considerações finais:

Foram poucos dias e ficou uma sensação de muito para ver ainda, mas foram dias cheios, numa cidade que superou as expectativas. Apesar da chuva que insistiu em não nos deixar (excepto no dia do regresso em que a neve a substituiu, tornando a cidade ainda mais linda), a nossa persistência foi maior e conseguimos ver cerca de 90% do que estava programado. Infelizmente não conseguimos ir ao Mercado de Nagy Vásárcsarnok pois acabou por ficar sempre “fora de mão” e, quando pensamos em ir – no último dia, Domingo – estava fechado :(

Sem dúvida uma cidade que me encheu o coração (e o estômago :D:D saudades daquela comidinha boa... :p ) e sem dúvida que voltaria! :)
 
Última edição:

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @Bruxinha viajante isto é que é começar em grande nos Reports!

Ainda por cima uma das cidades que está na lista há algum tempo, já estive quase quase, mas é uma viagem que tem sido adiada... Quando chegar a hora este report vai dar muito jeito :D

Obrigado pela partilha e espero que este seja o primeiro de muitos reports ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá Tânia :D

Ora que maravilha de report, muito obrigado pela partilha :) É uma cidade que quero muito conhecer e quando for, espero ser brindado como tu no último dia de viagem, que maravilha :D

Que venham mais reports destes, dá trabalho, mas é compensador para ti e para quem os lê :)

Beijinhos e boas viagens :D
 

d3ci0

Membro Conhecido
Muito obrigado pela partilha!!!;)
Adorei o report! especialmente aquelas fotos da comida, fiquei com fome!:D:D:D
Não conheço Budapeste, mas gostei do vi e sem dúvidas é uma opção a considerar para uma belas férias!:)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Como tenho dito, das cidades que mais gostei na Europa !
Mas esse encanto da neve, muito bom !!;):D
Obrigado pela partilha dessa eacapadinha a uma cidade que me encantou muito.:)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá @Bruxinha viajante :)
Parabéns pelo report. Budapeste é linda, pena a chuva que para andar a passear e visitar nunca é boa companhia. Mas importa que conseguiste ver o essencial e captar a atmosfera da cidade. ;)
E que lindas fotos tens aí, a cidade é muito fotogénica, então à noite...:rolleyes::rolleyes: (adorei a zona do rio e das pontes à noite, é uma paisagem incrível).
Obrigada pela partilha, vais certamente ajudar quem quiser visitar no futuro a cidade. ;)
 
Última edição por um moderador:

Bruxinha viajante

Membro Ativo
Olá @Bruxinha viajante isto é que é começar em grande nos Reports!

Ainda por cima uma das cidades que está na lista há algum tempo, já estive quase quase, mas é uma viagem que tem sido adiada... Quando chegar a hora este report vai dar muito jeito :D

Obrigado pela partilha e espero que este seja o primeiro de muitos reports ;)
Se está na lista, do it!! :D e se precisar de mais informação, disponha, guardo os meus apontamentos todos ;)

Olá Tânia :D

Ora que maravilha de report, muito obrigado pela partilha :) É uma cidade que quero muito conhecer e quando for, espero ser brindado como tu no último dia de viagem, que maravilha :D

Que venham mais reports destes, dá trabalho, mas é compensador para ti e para quem os lê :)

Beijinhos e boas viagens :D
Obrigada Ricardo! :) já estava na hora de eu também contribuir um bocadinho (nos reports, porque no resto eu vou fazendo as minhas intervenções).
Beijinhos!!

Muito obrigado pela partilha!!!;)
Adorei o report! especialmente aquelas fotos da comida, fiquei com fome!:D:D:D
Não conheço Budapeste, mas gostei do vi e sem dúvidas é uma opção a considerar para uma belas férias!:)
Uns diazinhos colados ao fim de semana e tem umas belas mini-férias :D é um museu ao ar livre e cada esquina surpreende :rolleyes: Quanto à comida... bom, é melhor ficarmos por aqui... queria ficar lá mais tempo só para poder provar aquelas iguarias todas :p:p:p mas atenção à Paprika para quem não aprecia picante ;), eu gosto!!

Como tenho dito, das cidades que mais gostei na Europa !
Mas esse encanto da neve, muito bom !!;):D
Obrigado pela partilha dessa eacapadinha a uma cidade que me encantou muito.:)
@rmonteiro , sem dúvida alguma que surpreendeu muito e destronou algumas cidades europeias por onde já passei... Só ainda não conseguiu superar Roma :rolleyes: só tenho pena de não ter sido mais dias, tinha dado para "gozar" melhor a cidade, assim acabou por ser muito à pressa...

Olá @Bruxinha viajante :)
Parabéns pelo report. Budapeste é linda, pena a chuva que para andar a passear e visitar nunca é boa companhia. Mas importa que conseguiste ver o essencial e captar a atmosfera da cidade. ;)
E que lindas fotos tens aí, a cidade é muito fotogénica, então à noite...:rolleyes::rolleyes: (adorei a zona do rio e das pontes à noite, é uma paisagem incrível).
Obrigada pela partilha, vais certamente ajudar quem quiser visitar no futuro a cidade. ;)
Tive sorte de apanhar as noites sem chuva e poder apreciar a beleza daquela cidade com as luzes...
Obrigada eu pelo precedente ;)

Bom dia @Bruxinha viajante ,

E que bela maneira de começar o dia :).
Eu amei Budapeste e 1 dia quero voltar :D (desta vez sem neve :D).
Muito Obrigado pela partilha e por me fazer recordar momentos fantásticos que passei em Budapeste :).
@Paulo Leite , obrigada também pelo precedente (de onde tirei muitas dicas) e ainda por me ajudar nas minhas "azelhices" durante a elaboração do report :p:D;)
 

Mkimm

Membro Ativo
Linda Budapeste lindo report que bom recordar Budapeste. Espero voltar porque foi uma cidade que gostei muito e percebi que faltou ainda muito para ver.
 

yara

Membro Conhecido
Obrigada pela partilha, e parabéns pelo report, está fantástico!
Na altura que fui não consegui fazer report porque fiz da Grécia e depois de Hong Kong, Macau e Filipinas mas o teu report está muito bom...
Que saudades de Budapeste...
Fui lá em 2016 e pela conjugação de voos só pude ficar 3 dias (queria ter ficado 4 dias inteiros).
Adorei a cidade...
Budapeste e Roma são das cidades que digo sem hesitar que quero um dia voltar...:rolleyes:
 

Bruxinha viajante

Membro Ativo
Linda Budapeste lindo report que bom recordar Budapeste. Espero voltar porque foi uma cidade que gostei muito e percebi que faltou ainda muito para ver.
Obrigada :) fica sempre essa sensação de não ter visto tudo ;)

Obrigada pela partilha, e parabéns pelo report, está fantástico!
Na altura que fui não consegui fazer report porque fiz da Grécia e depois de Hong Kong, Macau e Filipinas mas o teu report está muito bom...
Que saudades de Budapeste...
Fui lá em 2016 e pela conjugação de voos só pude ficar 3 dias (queria ter ficado 4 dias inteiros).
Adorei a cidade...
Budapeste e Roma são das cidades que digo sem hesitar que quero um dia voltar...:rolleyes:
Obrigada @yara :) Provavelmente não irei voltar a Budapeste (ainda há tanto para conhecer!!!), mas sem dúvida que vontade não falta :p quanto a Roma, esse sim tem de ter uma 2ª visita, é daqueles sítios que mais me marcou e que espero um dia voltar :rolleyes:
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Bela forma de se iniciar nos report's.
Budapeste é sem dúvida uma cidade a visitar.
Boas viagens ;)
 

yara

Membro Conhecido
Obrigada :) fica sempre essa sensação de não ter visto tudo ;)

Obrigada @yara :) Provavelmente não irei voltar a Budapeste (ainda há tanto para conhecer!!!), mas sem dúvida que vontade não falta :p quanto a Roma, esse sim tem de ter uma 2ª visita, é daqueles sítios que mais me marcou e que espero um dia voltar :rolleyes:
Para mim essas 2 cidades estão no top para se algum dia repetir cidades.
Neste momento também não ando com ideias de repetir destinos, já repeti México e Brasil algumas vezes e agora não ando numa de repetir... :D
 
Top