O report desta viagem já está prometida há muito...por isso, aqui vai:
Ao fim de algumas dúvidas, decidimos que a nossa lua-de-mel iria ser a Moçambique, com uma escapadinha ao Kruger Park. Era uma viagem que já queríamos fazer, e achámos que seria a melhor altura, até porque são necessários, pelo menos, 15dias e nem sempre há essa disponibilidade.
A viagem foi toda programada por mim e seguiu o seguinte itenerário: 3 noites Maputo > 2 noites Krugger Park > 1 noite Maputo > 5 noites Guludo > 1 noite Maputo.Em Portugal comprei: viagem TAP ida e volta Lisboa > Maputo, viagem LAM ida e volta Maputo > Pemba, estadia no resort Guludo, e reservei todas as noites em Maputo. O visto tratámos à chegada ao aeroporto, fica mais barato e há bastantes pessoas a fazê-lo. Em 2010 custou-nos 25€, mas já ouvi dizer que aumentou para 80€...Como as noites nos resorts iam ficar bastante dispendiosas, pensámos em ficar num hotel mais acessível em Maputo. Decidimos ficar no hotel Turismo , é o ibis, mas mantiveram o nome original, por isso, tem boas condições.
MAPUTO
Apesar de querermos muito fazer esta viagem, íamos bastante apreensivos... O tratamento do visto correu bem, tivemos apenas que esperar um pouco. Depois apanhámos um taxi até ao hotel. Como era o 1º dia, e ainda não sabíamos como as coisas funcionavam, quisemos apanhar um taxi com contador. Pois bem nos lixámos (desculpem a expressão) porque o homem foi dar uma volta enorme e pagámos quase o triplo do que realmente é...negoceiem antes, entre os 200 e 300 meticais.
Nos primeiros dias andámos sempre a pé. E aproveitámos para procurar uma agência de viagens, pois a viagem até ao Kruger só estava pensada, faltava o resto...
cumpridores eles são
estação de caminhos de ferro: actualmente só faz viagens para África do Sul
o meu pai contou-me que este era dos cafés mais "in" de Lourenço Marques...agora está ao abandono e a parte da pastelaria é agora uma loja de roupa
câmara municipal
Catedral de Maputo
Jardim botânico
esta foi a agência de viagens que nos tratou da ida para o kruger, atendeu-nos um rapaz muito simpático e prestável. Deu-nos até um mapa de Maputo, que não tinhamos. Fica na Av. 24 de Julho.
As propostas de 2 noites da agência ficavam muito próximas de um resort que eu tinha encontrado na internet, por isso, resolvemos ir para lá de autocarro. Partem da agência autocarros directos para Nelspruit (a cidade mais próxima de Maputo e do Kruger), que fica muito mais barato que qualquer transfer. O único problema é que tem que se tratar do visto na fronteira, mas esta companhia esperava por nós.
KRUGER PARK
O lodge pelo qual me apaixonei nas minhas pesquisas foi o Bongani, e conseguiu superar as expectativas. Foi algo que nunca tinhamos visto...selva até perder de vista, ambiente espetacular, comida excelente e gente muito simpática. O preço das noites inclui pequeno-almoço, jantar e 1 safari. Ficámos 2 noites, mas fizemos os 2 safaris no mesmo dia, porque o 3º tinhamos de sair muito cedo, um de manhã e outro à noite. Muito bom...
A volta para Maputo foi bastante atribulada...foi o risco que corremos por sermos nós a organizar tudo. Mas depois também são estas aventuras que ficam para contar...
Nós comprámos o transfer do lodge para Nelspruit. O rapaz que nos levou era muito, muito simpático, e até nos levou a um banco para trocarmos uns rand's para não estarmos sem dinheiro de lá. A zona, em Nelspruit, onde tínhamos de esperar pelo autocarro, era considerada de "alto risco", como uns polícias nos chamaram a atenção...e nós com as malas, viam perfeitamente que éramos turistas...apesar do medo, correu tudo bem...
Mas o autocarro atrasou-se imenso...e nós já estávamos a desesperar...até porque ainda tínhamos o visto para tratar...
Ao fim de 2 ou 3 horas (já não me lembro bem) lá veio o autocarro, e o motorista era sul africano...ao contrário da ida, que tinha uma espécie de guia moçambicana, que falava português...falei-lhe logo do visto, e ele disse que só esperava 30min...lá começámos nós a ver a vida a andar para trás...mas seguimos caminho, desta vez, com o autocarro cheio.
Chegados à fronteira, havia muito transito. Pedimos logo ao motorista se podíamos ir andando e ele deu-nos permissão. Fomos a correr, até porque a fronteira tem de ser atravessada a pé perguntando em todo o lado onde se tratava do visto. Quando finalmente chegámos, tivemos de preencher uma folha com vários dados. Quando a estavamos a entregar, o senhor disse-nos que ainda faltava o verso...que não reparámos...ao fim de estar tudo preenchido, estávamos nós a entregar as folhas e os passaportes, mesmo antes de nós, o senhor recebeu os documentos de um grupo de 20 pessoas...ou seja, tiveram de tratar deles primeiro...e o tempo passava...
Tenho a dizer que passou 1h...com o motorista a dizer que se ía embora, para nós irmos buscar as nossas malas...e nós sozinhos, a fazer-se de noite (anoitece muito cedo, lá pás 17h30, 18h já é de noite) ainda as uns 100km de Maputo...
A nossa sorte, foi que uma senhora que ía no autocarro, não sabia que tinha de tratar do visto (porque não conseguiu apanhar um avião e teve de ir de autocarro), ía com uns amigos, estes com visto tratado, e eles não saíam do autocarro enquanto ela não chegasse.
De qualquer modo, a tal guia com quem fomos na ida, disse-nos que aquela companhia esperava pelos passageiros que tinham de tratar do visto...o que não foi totalmente verdade.
Em Nelspruit há uma embaixada de Moçambique onde se pode tratar do visto, se calhar, é mais seguro.
GULUDO
Esta foi uma escolha um pouco alternativa... Mas gostávamos de ir conhecer o arquipélago das Quirimbas, e este foi o lodge que mais se enquadrava no nosso orçamento. A viagem do aeroporto para o lodge são 4h de carro...mas é giro para ver as várias aldeias por onde passamos e como eles vivem.
Não tem água corrente ,nem luz, que é algo que não estamos habituados...mas as 5 noites que lá estivemos passaram-se bem, mais do que isso, é que já começa a fazer falta...
Outra razão que nos fez optar pelo Guludo, foi a de ser um lodge sustentável, tudo construído com materiais de lá, e os funcionários também são da aldeia. Eles dão-lhe formação e ensinam inglês, pois a proprietária é inglesa, assim como grande parte dos clientes. E graças ao lodge, a aldeia já se desenvolveu bastante. Até porque uma pequena parte do que nós pagamos, vai para a associação deles, que ajuda a aldeia.
Mas gostamo muito, também. A nossa casinha ficava a escassos metros do mar, e a praia é enorme...passando um pescador uma vez ou outra. Ainda fizemos uma "excursão" até uma ilha e fizemos snorkeling. De manhã, a maré desce tanto, que para termos água pela anca, temos de andar mais de 500m...
árvore típica de África: embondeiro
o que as raparigas novas usam para tratar a pele
chegada ao lodge, é com estes arbustos, depois de secos, que fazem os telhados
em vez de torneiras, garrafas casa-de-banho
em vez de água, serradura
ilha das rolas
uns macaquinhos que nos vieram visitar
a volta para o aeroporto, foi feita de avioneta
ilha de ibo
Esta volta a Maputo também foi outra aventura...
Ninguém nos avisou que as viagens da LAM necessitavam de confirmação, até 72h de antecedência...nem no check-in em Maputo, para Pemba. Quando chegámos ao aeroporto, em Pemba, disseram-nos que o nosso bilhete não estava confirmado, e como tal, teríamos de esperar que toda a gente fizesse o check-in, e ver se sobravam lugares....tendo nós, a viagem para Lisboa no dia seguinte...
Ao fim de 2horas a entrar gente num aeroporto minúsculo, sobraram 3 lugares...
Por isso, se comprarem voos LAM, confirmem-nos...pelo menos, 3 dias antes da viagem.
MAPUTO
Nós tivemos a sorte de ter uma pessoa conhecida a trabalhar em Maputo, e neste último dia, fez-nos uma visita guiada pela cidade.
Como calhou a um sábado, pudemos ir à feira (não me lembro o nome) que fazem todos os sábados...óptimo para comprar os recuerdos para a família.
Não nos largam...e tudo é bastante negociável...muitas vezes para metade...
Mercado do peixe, onde se come muito bem e fresco! Apesar de haver muitos vendedores a chatear...
A roupa que cá se dá...lá, vende-se
mercearia
cabeleireiro
Maputo é uma cidade muito pobre, mas que há cerca de 4anos para cá tem sido alvo de bastante desenvolvimento, nomeadamente imóvel. Há zonas de uma discrepância extrema entre pobres e ricos, como barracas umas em cima das outras, com ligações electricas directas (razão de várias mortes) e casarões com carros caríssimos à porta e segurança à entrada. Mas não deixa de ter muito potencial e de ser uma boa experiência conhece-la. Outra coisa que também gostamos, foi o à vontade que lá se anda, há mais preconceito da nossa parte do que da deles...também não fomos para sítios ditos perigosos, mas alguns sítios a visitar, são:
- a parte central: câmara municipal, catedral, jardim botânico, casa da cultura, casa de ferro
- marginal
- clube náutico e outros
- mercado do peixe
- estação de caminhos de ferro
- mercado central
- jardim dos namorados (para comer um gelado)
- zona do hotel Cardoso
- à noite, dêem um salto ao bar Gil Vicente, e podem conhecer a elite moçambicana
Um bom vídeo de se ver antes de ir para Maputo, é o programa "Portugueses pelo Mundo"
Espero ter ajudado! Acreditem que é uma viagem que fica para a vida...
Ao fim de algumas dúvidas, decidimos que a nossa lua-de-mel iria ser a Moçambique, com uma escapadinha ao Kruger Park. Era uma viagem que já queríamos fazer, e achámos que seria a melhor altura, até porque são necessários, pelo menos, 15dias e nem sempre há essa disponibilidade.
A viagem foi toda programada por mim e seguiu o seguinte itenerário: 3 noites Maputo > 2 noites Krugger Park > 1 noite Maputo > 5 noites Guludo > 1 noite Maputo.Em Portugal comprei: viagem TAP ida e volta Lisboa > Maputo, viagem LAM ida e volta Maputo > Pemba, estadia no resort Guludo, e reservei todas as noites em Maputo. O visto tratámos à chegada ao aeroporto, fica mais barato e há bastantes pessoas a fazê-lo. Em 2010 custou-nos 25€, mas já ouvi dizer que aumentou para 80€...Como as noites nos resorts iam ficar bastante dispendiosas, pensámos em ficar num hotel mais acessível em Maputo. Decidimos ficar no hotel Turismo , é o ibis, mas mantiveram o nome original, por isso, tem boas condições.
MAPUTO
Apesar de querermos muito fazer esta viagem, íamos bastante apreensivos... O tratamento do visto correu bem, tivemos apenas que esperar um pouco. Depois apanhámos um taxi até ao hotel. Como era o 1º dia, e ainda não sabíamos como as coisas funcionavam, quisemos apanhar um taxi com contador. Pois bem nos lixámos (desculpem a expressão) porque o homem foi dar uma volta enorme e pagámos quase o triplo do que realmente é...negoceiem antes, entre os 200 e 300 meticais.
Nos primeiros dias andámos sempre a pé. E aproveitámos para procurar uma agência de viagens, pois a viagem até ao Kruger só estava pensada, faltava o resto...
cumpridores eles são
estação de caminhos de ferro: actualmente só faz viagens para África do Sul
o meu pai contou-me que este era dos cafés mais "in" de Lourenço Marques...agora está ao abandono e a parte da pastelaria é agora uma loja de roupa
câmara municipal
Catedral de Maputo
Jardim botânico
esta foi a agência de viagens que nos tratou da ida para o kruger, atendeu-nos um rapaz muito simpático e prestável. Deu-nos até um mapa de Maputo, que não tinhamos. Fica na Av. 24 de Julho.
As propostas de 2 noites da agência ficavam muito próximas de um resort que eu tinha encontrado na internet, por isso, resolvemos ir para lá de autocarro. Partem da agência autocarros directos para Nelspruit (a cidade mais próxima de Maputo e do Kruger), que fica muito mais barato que qualquer transfer. O único problema é que tem que se tratar do visto na fronteira, mas esta companhia esperava por nós.
KRUGER PARK
O lodge pelo qual me apaixonei nas minhas pesquisas foi o Bongani, e conseguiu superar as expectativas. Foi algo que nunca tinhamos visto...selva até perder de vista, ambiente espetacular, comida excelente e gente muito simpática. O preço das noites inclui pequeno-almoço, jantar e 1 safari. Ficámos 2 noites, mas fizemos os 2 safaris no mesmo dia, porque o 3º tinhamos de sair muito cedo, um de manhã e outro à noite. Muito bom...
A volta para Maputo foi bastante atribulada...foi o risco que corremos por sermos nós a organizar tudo. Mas depois também são estas aventuras que ficam para contar...
Nós comprámos o transfer do lodge para Nelspruit. O rapaz que nos levou era muito, muito simpático, e até nos levou a um banco para trocarmos uns rand's para não estarmos sem dinheiro de lá. A zona, em Nelspruit, onde tínhamos de esperar pelo autocarro, era considerada de "alto risco", como uns polícias nos chamaram a atenção...e nós com as malas, viam perfeitamente que éramos turistas...apesar do medo, correu tudo bem...
Mas o autocarro atrasou-se imenso...e nós já estávamos a desesperar...até porque ainda tínhamos o visto para tratar...
Ao fim de 2 ou 3 horas (já não me lembro bem) lá veio o autocarro, e o motorista era sul africano...ao contrário da ida, que tinha uma espécie de guia moçambicana, que falava português...falei-lhe logo do visto, e ele disse que só esperava 30min...lá começámos nós a ver a vida a andar para trás...mas seguimos caminho, desta vez, com o autocarro cheio.
Chegados à fronteira, havia muito transito. Pedimos logo ao motorista se podíamos ir andando e ele deu-nos permissão. Fomos a correr, até porque a fronteira tem de ser atravessada a pé perguntando em todo o lado onde se tratava do visto. Quando finalmente chegámos, tivemos de preencher uma folha com vários dados. Quando a estavamos a entregar, o senhor disse-nos que ainda faltava o verso...que não reparámos...ao fim de estar tudo preenchido, estávamos nós a entregar as folhas e os passaportes, mesmo antes de nós, o senhor recebeu os documentos de um grupo de 20 pessoas...ou seja, tiveram de tratar deles primeiro...e o tempo passava...
Tenho a dizer que passou 1h...com o motorista a dizer que se ía embora, para nós irmos buscar as nossas malas...e nós sozinhos, a fazer-se de noite (anoitece muito cedo, lá pás 17h30, 18h já é de noite) ainda as uns 100km de Maputo...
A nossa sorte, foi que uma senhora que ía no autocarro, não sabia que tinha de tratar do visto (porque não conseguiu apanhar um avião e teve de ir de autocarro), ía com uns amigos, estes com visto tratado, e eles não saíam do autocarro enquanto ela não chegasse.
De qualquer modo, a tal guia com quem fomos na ida, disse-nos que aquela companhia esperava pelos passageiros que tinham de tratar do visto...o que não foi totalmente verdade.
Em Nelspruit há uma embaixada de Moçambique onde se pode tratar do visto, se calhar, é mais seguro.
GULUDO
Esta foi uma escolha um pouco alternativa... Mas gostávamos de ir conhecer o arquipélago das Quirimbas, e este foi o lodge que mais se enquadrava no nosso orçamento. A viagem do aeroporto para o lodge são 4h de carro...mas é giro para ver as várias aldeias por onde passamos e como eles vivem.
Não tem água corrente ,nem luz, que é algo que não estamos habituados...mas as 5 noites que lá estivemos passaram-se bem, mais do que isso, é que já começa a fazer falta...
Outra razão que nos fez optar pelo Guludo, foi a de ser um lodge sustentável, tudo construído com materiais de lá, e os funcionários também são da aldeia. Eles dão-lhe formação e ensinam inglês, pois a proprietária é inglesa, assim como grande parte dos clientes. E graças ao lodge, a aldeia já se desenvolveu bastante. Até porque uma pequena parte do que nós pagamos, vai para a associação deles, que ajuda a aldeia.
Mas gostamo muito, também. A nossa casinha ficava a escassos metros do mar, e a praia é enorme...passando um pescador uma vez ou outra. Ainda fizemos uma "excursão" até uma ilha e fizemos snorkeling. De manhã, a maré desce tanto, que para termos água pela anca, temos de andar mais de 500m...
árvore típica de África: embondeiro
o que as raparigas novas usam para tratar a pele
chegada ao lodge, é com estes arbustos, depois de secos, que fazem os telhados
em vez de torneiras, garrafas casa-de-banho
em vez de água, serradura
ilha das rolas
uns macaquinhos que nos vieram visitar
a volta para o aeroporto, foi feita de avioneta
ilha de ibo
Esta volta a Maputo também foi outra aventura...
Ninguém nos avisou que as viagens da LAM necessitavam de confirmação, até 72h de antecedência...nem no check-in em Maputo, para Pemba. Quando chegámos ao aeroporto, em Pemba, disseram-nos que o nosso bilhete não estava confirmado, e como tal, teríamos de esperar que toda a gente fizesse o check-in, e ver se sobravam lugares....tendo nós, a viagem para Lisboa no dia seguinte...
Ao fim de 2horas a entrar gente num aeroporto minúsculo, sobraram 3 lugares...
Por isso, se comprarem voos LAM, confirmem-nos...pelo menos, 3 dias antes da viagem.
MAPUTO
Nós tivemos a sorte de ter uma pessoa conhecida a trabalhar em Maputo, e neste último dia, fez-nos uma visita guiada pela cidade.
Como calhou a um sábado, pudemos ir à feira (não me lembro o nome) que fazem todos os sábados...óptimo para comprar os recuerdos para a família.
Não nos largam...e tudo é bastante negociável...muitas vezes para metade...
Mercado do peixe, onde se come muito bem e fresco! Apesar de haver muitos vendedores a chatear...
A roupa que cá se dá...lá, vende-se
mercearia
cabeleireiro
Maputo é uma cidade muito pobre, mas que há cerca de 4anos para cá tem sido alvo de bastante desenvolvimento, nomeadamente imóvel. Há zonas de uma discrepância extrema entre pobres e ricos, como barracas umas em cima das outras, com ligações electricas directas (razão de várias mortes) e casarões com carros caríssimos à porta e segurança à entrada. Mas não deixa de ter muito potencial e de ser uma boa experiência conhece-la. Outra coisa que também gostamos, foi o à vontade que lá se anda, há mais preconceito da nossa parte do que da deles...também não fomos para sítios ditos perigosos, mas alguns sítios a visitar, são:
- a parte central: câmara municipal, catedral, jardim botânico, casa da cultura, casa de ferro
- marginal
- clube náutico e outros
- mercado do peixe
- estação de caminhos de ferro
- mercado central
- jardim dos namorados (para comer um gelado)
- zona do hotel Cardoso
- à noite, dêem um salto ao bar Gil Vicente, e podem conhecer a elite moçambicana
Um bom vídeo de se ver antes de ir para Maputo, é o programa "Portugueses pelo Mundo"
Espero ter ajudado! Acreditem que é uma viagem que fica para a vida...